Os contornos do racismo no Brasil - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Os contornos do racismo no Brasil

A morte por espancamento de um homem negro em uma unidade do supermercado Carrefour, no Rio Grande do Sul, dispensa grandes investigações. O...

A morte por espancamento de um homem negro em uma unidade do supermercado Carrefour, no Rio Grande do Sul, dispensa grandes investigações. O episódio foi integralmente filmado. E não resta a menor dúvida do grau de violência dos dois seguranças contra João Alberto, e do absurdo envolvido na história.


A agressão aconteceu na véspera do Dia da Consciência Negra e provocou revolta. Protestos foram registrados em várias cidades e milhares de pessoas foram às ruas para impedir que o assassinato de João Alberto seja esquecido. A resposta lembrou o episódio da morte de George Floyd, o homem negro sufocado durante uma abordagem policial nos Estados Unidos.
É necessário com urgência debater a questão do racismo no Brasil. A fatia dos que se declaram negros e pardos na sociedade brasileira é 56%. Mas entre os desempregados, eles representam 64%; entre os analfabetos são 75%; entre os que concluíram a faculdade, 35%; entre os presos, 66%; entre os assassinados, 75%. Coincidência? A exclusão da população negra passa ainda pelo salário. E pela presença baixa entre os cargos de chefia e direção nas empresas.
Para abordar o assunto, conversamos com o jornalista e escritor Laurentino Gomes e com a historiadora, pesquisadora mestre em relações étnico-raciais, professora e consultora de Diversidade, Aline Nascimento.