Das baquetas para o topo das rádios: a trajetória de Phil Collins - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Das baquetas para o topo das rádios: a trajetória de Phil Collins

Phil Collins completa 70 anos de idade neste sábado, 30 de janeiro. Baterista, vocalista, compositor e gênio da música.  Phil Collins , arti...

Phil Collins completa 70 anos de idade neste sábado, 30 de janeiro.

Baterista, vocalista, compositor e gênio da música. Phil Collins, artista solo e integrante do grupo de pop rock progressivo Genesis, celebra 70 anos de idade neste sábado, 30 de janeiro. 

Nascido em Londres, Inglaterra, Phil Collins ganhou de Natal uma bateria de brinquedo aos 5 anos e desde então pegou gosto pelo instrumento. Depois, seu tio improvisou uma bateria em que ele treinou por anos e anos de forma autodidata.

E foi como baterista que iniciou a sua carreira no Genesis. Somente após cinco anos comandando o ritmo da banda ao fundo do palco é que foi promovido a ocupar o cargo de vocalista e, consequentemente, seguir uma carreira solo de sucesso como cantor.  

Para celebrar o septuagésimo aniversário de Phil Collins, pontuamos alguns momentos da trajetória musical, e pessoal, desse grande artista. 

Genesis 

Foi com o Genesis, a partir de 1970, que Phil Collins iniciou na carreira de músico profissional; primeiro como baterista e depois como vocalista após a saída de Peter Gabriel em 1975.

O período em que assumiu os vocais foi o de maior sucesso comercial do grupo, principalmente durante a década de 1980 em que a música pop rock dominava as rádios mundiais. 

Em 1996, Phil Collins deixou o Genesis e retornou somente em 2006 para realizar uma turnê comemorativa de 40 anos, a Turn It On Again. 

Carreira solo

Estar no Genesis não era o suficiente para o tamanho do talento de Phil Collins. Ele precisava de mais. E, exatamente por isso, sentiu necessidade de ter uma carreira própria em paralelo à sua banda principal. 

Solo, lançou oito álbuns de estúdio que se tornaram sucessos de vendas emplacados pelos hits "In the Air Tonight", "A Groovy Kind of Love", Two Hearts", "Against All Ods" e o hino radiofônico "Another Day in Paradise", entre muitos outros. 

Aposentadoria "

Em 2003, após ver sua popularidade cair na década de 1990 - em termo de vendas de discos, Phil Collins disse que se aposentaria e deixaria de gravar álbuns e fazer turnês. No entanto, somente em 2011 é que ele anunciou publicamente o distanciamento total da música, alegando que iria se dedicar à família. Mas, como sabemos, não durou muito. 

Em 2014, ele fez uma aparição surpresa na escola de seus filhos em Miami e cantou duas músicas pela primeira vez desde a sua "aposentadoria". Em 2010, retornou ao estúdio para regravar clássicos da Soul Music e da Motown Records, resultando no álbum Going Back

Problemas de saúde

No decorrer dos anos se apresentando ao lado de alto-falantes com altíssimos decibéis ligados, Phil Collins foi perdendo a audição do ouvido esquerdo. Em 2007, lesionou uma vértebra do pescoço e, depois de uma cirurgia malsucedida, ficou com grande dificuldade para andar, não podendo permanecer muito tempo em pé. Para piorar o quadro, tem diabetes.

Durante os shows que realizou no Brasil em 2018, com a turnê Not Dead Yeat(Ainda Não Estou Morto), ele entrou no palco se apoiando em uma bengala e se apresentou o tempo todo sentado. 

Volta do Genesis

Mesmo com a saúde debilitada, Phil Collins é daqueles que não desistem nunca e anunciou outro retorno do Genesis no início do ano passado, com presença confirmada do tecladista Tony Banks e do baixista Mike Rutherford

A princípio, os integrantes que não se reuniam desde a turnê de 2007, anunciaram sete datas pelo Reino Unido com o nome de The Last Domino? Tour 2020. No entanto, os planos não puderam ser colocados em prática, pois no mês seguinte após o anúncio da volta, a pandemia do coronavírus se tornou a protagonista do nosso mundo e fechou as estradas para os músicos e público. 

Os shows do Genesis foram adiados para setembro e outubro de 2021 e, para provar que os integrantes seguem empolgados com o retorno, divulgaram recentemente um vídeo de um ensaio no palco. 

Fonte Rolling Stone