Estações de Águas Emendadas, em Planaltina, e do Gama, devem registrar temperaturas mais baixas .’Pela manhã, termômetros podem marcar 4ºC’ ...
Estações de Águas Emendadas, em Planaltina, e do Gama, devem registrar temperaturas mais baixas .’Pela manhã, termômetros podem marcar 4ºC’ até o fim de semana, dizem meteorologistas. Pessoas agasalhadas no DF
A capital federal deve experimentar temperaturas entre 7ºC e 8ºC nesta quinta-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio que atinge a região Sul e Sudoeste também avança para o Centro Oeste. O frio pode ser ainda maior nos próximos dias.
O meteorologista Heráclio Alves não descarta que algumas estações climatológicas, como a de Águas Emendadas, em Planaltina, e a do Gama, registrem temperaturas ainda mais baixas, pela manhã, até o fim de semana.
“Essa massa de ar é mais forte e já cobriu a região Sul e Sudeste. Não se descarta esses picos chegarem a 4º graus por aqui, e vai ficar assim, pelo menos, até sábado (31)”, diz o meteorologista do Inmet.
Esse ano, a temperatura mais baixa no DF foi registrada em 28 de junho. Os termômetros do Gama e de Planaltina chegaram a marcar 6°C.
Dia mais frio no DF foi em 1975
O dia mais frio da história de Brasília foi 18 de julho de 1975, quando os termômetros marcaram 1,6°C. No entanto, a temperatura foi medida em uma estação convencional, ou seja, por meio de um termômetro, com a análise de uma pessoa. Desde 2002, as medições na capital são feitas por estações automáticas.
Com o frio intenso, a Defesa Civil alerta para que as pessoas se mantenham aquecidas e evitem exposição ao frio. Em caso de risco, a orientação é ligar no número 199.
As baixas temperaturas exigem maior atenção à população sem teto, uma vez que o frio intenso aumenta o risco de hipotermia.
Fonte Jornal Floripa