O verão é sempre uma das estações mais aguardadas do ano — uma época reservada para férias, passeios e praia. Mas até agora o verão desta te...
O verão é sempre uma das estações mais aguardadas do ano — uma época reservada para férias, passeios e praia.
Mas até agora o verão desta temporada — que começou oficialmente no dia 21 de dezembro — tem deixado marcas pesadas em diversos lugares do país, de Norte a Sul.
Na última semana, ao menos 34 pessoas morreram por decorrência de chuvas fortes que caíram em São Paulo, sendo 18 delas no município de Franco da Rocha. No começo do verão, no final de dezembro do ano passado, mais de 20 pessoas morreram e quase um milhão ficaram desabrigadas devido a chuvas que atingiram o Sul da Bahia. Algo semelhante se repetiu em Minas Gerais dias depois, onde mais de 20 pessoas morreram e mais de 340 municípios entraram em estado de emergência.
Tanto a Bahia quanto Minas Gerais registraram de 500 a 700 milímetros de chuvas em apenas poucos dias — esse volume normalmente ocorre em uma estação inteira.
Em outros Estados, o problema foi o calor extremo. No Rio Grande do Sul, alguns municípios no Oeste registraram temperaturas de até 41,7 graus em janeiro — o maior calor medido na história da região.Em São Luiz Gonzaga (RS), na região das Missões, a temperatura ultrapassou 42 graus — a média do verão no municípios ali de é de máxima de 27 graus.
Fonte BBC News Brasil