Serão 21 atividades presenciais e gratuitas com espetáculos, intervenções cênicas de rua, seminários, lançamento de livro e exibição de film...
Serão 21 atividades presenciais e gratuitas com espetáculos, intervenções cênicas de rua, seminários, lançamento de livro e exibição de filme.
Dos dias 1º a 14 de abril será realizado o 1º Encontro Internacional de Teatro Laboratório com 21 atividades gratuitas em Samambaia. O evento tem como foco a troca de saberes entre grupos de teatro que desenvolvem seus processos criativos vinculados à investigação corporal.
Todas as atividades serão presenciais e acontecerão nas ruas de Samambaia e no Espaço Galpão do Riso, que fica na QS 405 Área Espacial 02 Centro Comunitário.
O projeto, que é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, terá como atrações grupos locais como Celeiro das Antas, Nutra Teatro, Teatro de Açúcar e Teatro do Instante. Também haverá participação de grupos e artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e a presença de Janko Navarro, artista da Costa Rica.
O evento será marcado pelo IX Encontro Patú Anú – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator e Atriz, formado por artistas de todo o Brasil e da Costa Rica e orientado pelo ator-pesquisador Carlos Simioni, que possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa no teatro focados no teatro laboratório.
Serão duas semanas de ebulição artística que fomentarão a cena de teatro de grupo do DF com 13 apresentações de espetáculos, cinco intervenções cênicas de rua, um seminário, lançamento do livro Giorgio Strehler: Tradição e Renovação no Teatro de Adriane Maciel Gomes e exibição do filme Descaminhos do grupo Teatro do Instante.
Além disso, haverá uma demonstração técnica, que propõe descortinar o processo criativo dos grupos e artistas provocando reflexões e inspirações em artistas, estudantes e o público de Brasília.
O projeto conta com ônibus gratuito para turmas de escolas públicas de Samambaia, que queiram assistir aos espetáculos, bem como mediação pedagógica para enriquecer a experiência estética e contribuir para formação de plateia. Além de ter intérprete de Libras nos espetáculos para garantir a acessibilidade.
O objetivo do projeto é unir grupos que se concentram na pesquisa das potencialidades e que buscam o desenvolvimento de atores e atrizes como criadores, investigadores e suas pedagogias.
De acordo com João Porto Dias, produtor do evento e integrante do Nutra Teatro, grupo responsável pela execução do projeto, o Encontro Internacional de Teatro Laboratório é uma grande realização. “Nesse encontro virão 15 artistas de várias partes do Brasil e Costa Rica, para ficarem duas semanas trocando e fazendo intercâmbio, apresentando espetáculos e compartilhando isso tudo com a comunidade. O Nutra está fazendo 16 anos de pesquisa, redes e encontros, e reunir todos esses artistas no DF, dentro do Espaço Galpão do Riso, local, que a gente tanto batalha para manter vivo em Samambaia, é uma realização muito grande.”
Para Paula Sallas, também produtora do evento e integrante do Nutra Teatro, esse momento além de ser uma celebração do grupo, que desenvolve essa pesquisa desde 2006, a partir das aulas de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, é também uma oportunidade de formação de plateia. “Trazer o Carlos Simioni, artista conceituado no mundo do teatro, para um espaço periférico de Brasília, distante da universidade, é um acontecimento importante para uma comunidade que não tem tanto acesso ao teatro. Além de trazer, também estamos tendo o cuidado de ter uma mediação com o espectador antes da apresentação para que as pessoas que nunca foram ao teatro possam fluir nas temáticas, do que se trata a peça, e se sentirem à vontade para entrar na experiência cênica cultural”, ressalta.
Serviço
Por Danilo Lins Medeiros