[Homenagem] Varjão completa 19 anos como região administrativa, mas acumula mais de cinco décadas de história - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

[Homenagem] Varjão completa 19 anos como região administrativa, mas acumula mais de cinco décadas de história

Localizado no extremo sudoeste do Setor Habitacional Taquari, perto do Setor de Mansões do Lago Norte, o Varjão tornou-se, oficialmente, a 2...

Localizado no extremo sudoeste do Setor Habitacional Taquari, perto do Setor de Mansões do Lago Norte, o Varjão tornou-se, oficialmente, a 23ª Região Administrativa do Distrito Federal em 2003, por meio da Lei nº 3.153, de 6 de maio daquele ano. Para celebrar os 19 anos da RA, a Câmara Legislativa realiza sessão solene nesta segunda-feira (2), a partir das 19h, na Casa de Cultura do Varjão. A solenidade será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Distrital, no canal 9.3 da TV aberta e no YouTube.


O deputado Martins Machado (Republicanos), autor do pedido de homenagem, ressalta que a jovem região administrativa tem passado por muitas mudanças desde a sua oficialização. “Investimentos em melhorias urbanas e na segurança pública, bem como um trabalho intenso de conscientização social, ambiental e sustentável, mudaram a fisionomia inicial do Varjão”, argumenta o distrital. Machado também acredita que a localização da RA, próxima ao Setor de Mansões do Lago Norte, e a melhoria dos índices sociais da cidade têm agregado valor aos imóveis.

Raio-X da população

Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018, realizada pela Codeplan, o Varjão tinha uma população, naquele ano, de 8.802 pessoas, sendo 51% do sexo feminino. A idade média dos entrevistados era de 27,9 anos. No que diz respeito à raça/cor da pele, a resposta mais comum foi “parda”, como se declararam 59,1% dos moradores. Sobre o estado civil, 65,1% da população com 14 anos ou mais de idade se declararam solteiros.

Quanto à origem dos moradores, 51,8% informaram ter nascido fora do DF. O estado mais reportado foi a Bahia, conforme 34,8% dos entrevistados. 

Com relação à escolaridade das pessoas com 25 anos ou mais, 40,3% declararam ter o ensino fundamental incompleto. O índice de ocupação da população economicamente ativa estava em 58,7%, sendo o setor de serviços o principal empregador, e o Plano Piloto o principal local de trabalho. O valor médio da remuneração dos empregados era de R$ 1.468,21.

Primórdios da RA

Apesar do pouco tempo como região administrativa, o Varjão tem uma história que remonta ao final da década de 1950. Naquela época, suas terras pertenciam à Fazenda Brejo ou Torto e estavam localizadas em Planaltina. 

A primeira ocupação ocorreu em meados da década de 1960, com caráter rural, em terras públicas. A partir de 1970, a área foi sucessivamente dividida, resultando em um aglomerado desordenado junto ao Ribeirão do Torto.

Em 1991, o GDF assinou o decreto de criação da chamada “Vila Varjão”, estabelecendo a fixação da população no local e determinando a elaboração de um projeto urbanístico para sua implantação definitiva. Inserida no espaço geográfico da RA do Lago Norte, a então Vila Varjão foi transformada, definitivamente, em região administrativa em 2003.

Fonte Agência CLDF