Com máxima de 31°C na sexta, DF terá alívio no calor no fim de semana - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Com máxima de 31°C na sexta, DF terá alívio no calor no fim de semana

(crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press) Com a proximidade de uma frente fria no litoral do país, os brasilienses terão um fim de semana com t...

 (crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)

Com a proximidade de uma frente fria no litoral do país, os brasilienses terão um fim de semana com temperaturas mais amenas. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia, os termômetros devem marcar entre 25°C e 27°C nos próximos dias com o aumento da nebulosidade.

“A gente está saindo da casa dos 30°C e, qualquer coisa que faça baixar esses valores, já dá um alívio”, comenta o especialista. “Até a mínima cai também e pode ficar ali em torno de 10°C”, avalia Olívio.

O meteorologista explica que a frente vai se deslocar para o oceano, mas o ar frio que a acompanha acaba de alguma forma chegando também na capital. “Os ventos vão se intensificando e vai chegando um ar mais refrigerado pra gente”, destaca Olívio, ressaltando que há poucas chances de chuva.

Para esta sexta-feira (19/8), as temperaturas ainda serão altas. No DF, a previsão é de que a máxima chegue a 31°C e que a umidade relativa do ar caia para 20% nas horas mais quentes.

Olívio comenta que as variações da umidade não se alteram de forma significativa. “Não sobe muito, nem desce muito, mas com a seca de dias e dias sem chuva fica aquela sensação de calor e aquele tempo que incomoda e causa desconforto”, avalia.

O dia terá sol com poucas nuvens pela manhã e um aumento de nebulosidade a partir da tarde. Nas primeiras horas do dia, a mínima registrada foi de 12°C e a umidade ficou em torno de 90%.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.
Fonte Correio Braziliense