O governo japonês está preocupado com a possibilidade de um conflito perto do país, visto que a visita da presidente da Câmara dos Represent...
O governo japonês está preocupado com a possibilidade de um conflito perto do país, visto que a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan acendeu as tensões na região.
Falando em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (3), o secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que Tóquio “está preocupada com uma série de atividades militares anunciadas pela China”.
Após Pelosi ter chegado a Taiwan na noite de terça-feira (2), o exército chinês disse que conduziria exercícios militares em 6 áreas ao redor da pequena nação insular a partir do meio-dia desta quinta-feira (4).
Os seis locais incluem uma área ao leste de Taiwan que está dentro da Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE). A área está mais perto do Japão do que a localização onde mísseis chineses caíram durante a crise do Estreito de Taiwan de 1995-1996.
Matsuno disse que o Japão havia pedido à China que exercesse autocontenção e reiterou que Tóquio quer que questões em relação a Taiwan sejam resolvidas de forma pacífica através de diálogo.
Fonte Portal Mie