Os dois muros que vão sustentar a alça do BRT, via de ligação entre o viaduto para ônibus do Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo, co...
Os dois muros que vão sustentar a alça do BRT, via de ligação entre o viaduto para ônibus do Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo, começaram a ser concretados. Cada um dos paredões terá 80 m de extensão, com altura variando de quase 4 m a 1 m. Por conta do tamanho, o processo será dividido em dez etapas.
“Concretamos metade dos primeiros dez metros do muro. Como começamos o serviço pela parte mais alta da parede, precisamos dividir o trabalho em duas partes”, comenta o engenheiro civil Everaldo Barros. “Enchemos 2 m de forma e, amanhã [segunda-feira], faremos o 1,8 m restante.”
A estrutura dos paredões é reforçada por 11 toneladas de vergalhões de aço. A armação foi montada em cima de uma camada de concreto magro, usada para proteger a construção da umidade do solo. O trabalho de corte, dobra e montagem das barras circulares levou dez dias para ser concluído.
Os dois muros laterais vão sustentar a pista até que ela esteja a cerca de um metro da superfície. “O restante da via não precisará de contenção”, explica o engenheiro civil José Alfredo Aguiar. “Os últimos cinco metros da alça serão feitos em cima de um aterro até que encontrem as faixas de rolamento da Elmo Serejo”.
Fonte Agência Brasília