Neste Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a consultora de imagem Maris Tavares ressalta a importância de reutilizar peças de...
Neste Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a consultora de imagem Maris Tavares ressalta a importância de reutilizar peças de roupas para fortalecer a indústria da moda
O Projeto Reuse, idealizado por Maris Tavares, tem como objetivo fazer a moda circular entre artistas e torná-la mais acessível e sustentável. O conceito vai de encontro com a data celebrada dia 17 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem, que visa celebrar ações que minimizem o impacto ambiental da indústria através da reutilização e redução de resíduos.
A proposta é oferecer um armário infinito com todos os tipos de roupa, aliados ao know how da consultora de imagem dos sertanejos. O projeto utiliza dos princípios da moda circular e oferece um consumo consciente ao dar vida longa para looks já usados por artistas e personalidades já assessorados por Maris Tavares, que também é CEO da Officina de Estrelas em Goiânia, que gerencia carreiras de diversos artistas.
“Roupas não são descartáveis, principalmente as de grife, que são de alta qualidade e custo. É imprescindível que elas passem de closet em closet para fazer sentido seu uso e perpetuação”, explica Maris. “Por ser Cool Hunter, sinto o espírito do momento, e o consumo consciente é palavra de ordem para os novos tempos. Acredito que são nossos pequenos gestos que vão transformando nosso agir e pensar”.
A moda circular é também conhecida como economia circular da moda. O conceito visa criar um ciclo contínuo de produção, consumo e descarte na indústria da moda, minimizando o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade. “Além de comprar produtos novos, a moda circular incentiva a compra de roupas e acessórios em segunda mão, através de brechós, trocas, aluguéis e plataformas de compartilhamento. Essa abordagem promove a extensão da vida útil dos produtos e evita que eles se tornem resíduos precoces”, ressalta Maris.
Maris explica que esse conceito está revolucionando a indústria da moda, colocando as pessoas e o meio ambiente em primeiro lugar. As ações em nível global vão desde a diminuição de produção de resíduos aos cuidados com os profissionais envolvidos. “Seus princípios desafiam a escolha de materiais, produtos químicos, processos de fabricação, venda e uso, incentivando a economia sustentável”, pontua.
Não por acaso, a ideia da Reuse surgiu da vivência de Maris com artistas enquanto presta consultoria de imagem para eles. “Sou formada em engenharia ambiental e veio daí a minha paixão por moda sustentável. O projeto possui três pilares: ambiental, social e econômico. Tudo pautado em conhecimento, ética e sustentabilidade”.
Através do guarda roupa compartilhado, um artista em início de carreira, por exemplo, pode se vestir de forma especial com roupas de qualidade e estilo, mas gastando menos. Uma assinatura mensal pode oferecer looks de marcas como Dior, Fendi, Diesel, Burberry, Chanel, Gloria Coelho, Ricardo Almeida, entre outras, a partir de R$ 30,00 uma peça. Dentre as roupas para locação encontram-se itens icônicos a exemplo do figurino usado por Maiara & Maraísa no DVD “Reflexo”, da marca Balman.
Assim como em toda locação de roupas, é estabelecido um prazo para devolução e valores são pré-estabelecidos para casos de perdas ou danos irreparáveis. Por conta de tantas opções de peças, Maris ainda completa o atendimento com uma consultoria de stylist para ajudar a cliente na escolha das roupas. “Artistas em início de carreira tem, agora, a possibilidade de usar um figurino de impacto”.
O estoque de estrelas já conta com peças de artistas como dos cantores Zezé Di Camargo, Murilo Huff e Felipe Araújo, da dupla Maiara & Maraísa, e da cantora Naiara Azevedo, que receberam a proposta da empresa de braços abertos e abriram seus closets. Com sede em Goiânia, o serviço de compartilhamento de moda está disponível para todo o Brasil e para o exterior.
A economia compartilhada e a valorização de peças usadas são as principais bandeiras do projeto, que tem conquistado cada vez mais adeptos e contribuído para uma moda mais consciente e responsável.
Redação Portal de Notícias Ritmo Cultural