A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza neste sábado (9), a partir das 9h, mais um Dia D de combate à dengue. A cidade da...
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza neste sábado (9), a partir das 9h, mais um Dia D de combate à dengue. A cidade da vez é São Sebastião. A ação ocorre na Praça da Administração Regional, durante a 23ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
Mais de 60 profissionais da saúde atuarão no combate intensivo aos focos do mosquito da dengue e na conscientização de moradores da região. Serão 55 agentes de vigilância ambiental em Saúde (AVAs) atuando junto a 180 militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) em visitas domiciliares. O objetivo é identificar larvas do Aedes aegypti, orientar sobre medidas de prevenção e encaminhar pessoas que apresentem sintomas de doença.
Como suporte às ações do evento, haverá ainda atendimento a pessoas com sintomas na tenda da dengue – uma das nove distribuídas por administrações regionais do DF. Além disso, a Carreta da Dengue irá funcionar como ponto de apoio à vacinação e atualização da caderneta, exceto para dengue e BCG. Em adição, quatro drones irão percorrer a região administrativa, além de 12 carros de fumacê da Vigilância Ambiental para realizar a dedetização da área.
As atividades em São Sebastião fazem parte de uma força-tarefa realizada pela SES-DF em parceria com diversos órgãos do GDF e que ocorre ininterruptamente aos sábados desde o dia 13 de janeiro. “A detecção precoce, o acompanhamento adequado dos casos suspeitos e a promoção de práticas de prevenção, como o combate ao Aedes aegypti, são essenciais para mitigar os impactos da doença na população. Contamos com o apoio de todos”, diz o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos.
Serviço
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)