O inverno começou oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20), mas o frio já atinge o Distrito Federal pelo menos desde o início da sema...
O inverno começou oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20), mas o frio já atinge o Distrito Federal pelo menos desde o início da semana, com termômetros chegando a registrar 7,5ºC. Para proteger aqueles que mais sofrem com as baixas temperaturas, o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu as portas de mais um espaço público para que pessoas em situação de rua possam pernoitar.
Desta vez, o local escolhido na iniciativa batizada de Ação contra o Frio foi o Centro de Convivência (Cecon), na E/Q 8/10, Setor Leste do Gama, onde foram preparados quatro quartos, sendo um exclusivo para mulheres e crianças. Até 50 pessoas poderão utilizar o espaço por noite, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h.
“A Campanha do Agasalho Solidário vem atendendo, desde 2022, aos abrigos provisórios, entregando mantas, agasalhos, itens de higiene pessoal, água. É importante que a população continue doando para que possamos atender o maior número de pessoas”
Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF
“Como a gente sempre fala, a assistência social visa garantir o básico para a pessoa. É dar uma noite digna, alimentação, realmente dar o mais básico que aquela pessoa precisa”, pontuou a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo.
Além do abrigo – que inclui colchão, travesseiro e cobertor –, os assistidos receberão jantar e café da manhã, kits de higiene e agasalhos, parte deles oriunda da Campanha do Agasalho Solidário – iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. Na noite desta quinta, o cardápio no Gama era arroz, frango, feijão, macarrão, salada, gelatina e suco à noite e pão, suco, fruta e biscoito no desjejum.
“Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que mais precisam, garantindo que encontrem não apenas abrigo, mas também dignidade e conforto durante os dias frios. E por isso abrimos mais um abrigo temporário, para expandir o acolhimento”, afirma a primeira-dama do DF. “A Campanha do Agasalho Solidário vem atendendo, desde 2022, aos abrigos provisórios, entregando mantas, agasalhos, itens de higiene pessoal, água. É importante que a população continue doando para que possamos atender o maior número de pessoas”, complementa Mayara Noronha Rocha.
A Defesa Civil auxilia a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) no apoio logístico da Ação contra o Frio. O agente Rodrigo Altino destacou a união em prol da população: “Cada área tem uma especificidade. Então elas conseguem trabalhar de forma mais harmônica e, com isso, ter um resultado melhor. Cada um trabalha na sua especificidade, fazendo a junção de um todo, trazendo o bem-estar para o assistido”.
Desde segunda-feira (17), o Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, também tem servido de abrigo para a população em situação de rua e já recebeu cerca de 250 pessoas. A escolha inicial pelo Plano Piloto se deu pela demanda observada em anos anteriores.
Novos locais podem ser abertos conforme a necessidade e seguirão à disposição enquanto o frio perdurar. Jackeline Canhedo enfatizou a boa adesão à iniciativa em anos anteriores e já nesta primeira semana em 2024. “Nesta época, o frio é muito rigoroso. Então todo mundo busca um banho quente, um direito à alimentação, um cobertor e um lugar quentinho para dormir. A adesão realmente impressiona e nos leva a acreditar que estamos no caminho certo fazendo essa ação todos os anos contra o frio”, definiu a secretária-adjunta.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de termômetros em baixa até pelo menos o início da próxima semana, com mínimas oscilando entre 12ºC e 14ºC. A máxima não deve passar de 27°C.
Campanha do Agasalho Solidário
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai recolher, até 17 de julho, cobertores, casacos, meias, luvas e gorros nas administrações regionais e nos batalhões do Corpo de Bombeiros, bem como nas 12 unidades do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), na Rodoviária Interestadual de Brasília e nos dois centros Pop, na Asa Sul e em Taguatinga Norte. A Defesa Civil, a PMDF e o Corpo de Bombeiros também receberão os materiais. A meta para este ano, de recolher 8 mil itens, já foi superada, mas as doações ainda podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fonte Agência Brasília