Os corredores da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foram preenchidos por risadas e brincadeiras na tarde desta quarta-feira (10). É que ...
Os corredores da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foram preenchidos por risadas e brincadeiras na tarde desta quarta-feira (10). É que o equipamento público do Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu a nova edição do Projeto A Infância na Biblioteca, com uma visita guiada pelo espaço e a apresentação Os meninos verdes, do Teatro de Bonecos, baseada em obra da escritora goiana Cora Coralina. Cerca de 40 crianças do Instituto Ser Mais-Gama-DF participaram da ação.
Uma delas foi a estudante Sthefany Lorrany Pereira Silva, 8 anos. Em sua primeira visita à BNB, ela se encantou com o número de livros e com a magnitude das salas. Um dos ambientes preferidos dela foi o espaço infantil, que conta com um leque extenso de gibis e obras para a criançada. “É muito grande aqui, dá até para se perder”, contou. Também foi a primeira vez que Sthefany assistiu a uma peça teatral de bonecos: “Foi muito legal e divertido. Vou contar todos os detalhes para a minha mãe. Minha personagem preferida foi a Maricotinha.”
Responsável pela criançada do Instituto Ser Mais-Gama-DF, a Irmã Alciane Maria da Silva disse que a experiência ficará marcada na memória dos pequenos. “Eles estavam muito animados. Temos crianças de 6 a 14 anos que nunca tinham vindo aqui na biblioteca e que, com certeza, aproveitaram muito”, avaliou.
O projeto A Infância na Biblioteca é realizado pela Voar Arte para a Infância e Juventude, por meio de um termo de fomento, em parceria com o Ministério da Cultura. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) cede os equipamentos públicos para a realização das atividades, que contam com acessibilidade na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.
“Idealizamos o projeto para agregar outras ações dentro da biblioteca além da literatura. Mostramos que a biblioteca é um lugar público, em que a criança pode vir e pegar livro emprestado, mas, principalmente, que é um lugar que ferve cultura. Temos teatro, contação de histórias e até algo inusitado que é a oficina de perna de pau. São atividades que aproximam o público infantil”, defende o produtor executivo do projeto, Marco Augusto Rezende, que é bonequeiro, ator e diretor teatral.
Atividades para a criançada
A programação de férias na BNB começou no último sábado (6), com contação de histórias com a escritora Maristela Papa, e segue até o dia 27. Haverá também exibição de filmes infantis, palestras sobre livros, espetáculo circense, oficinas de brinquedos e escrita criativa. A participação é livre e gratuita. Escolas e instituições interessadas em levar estudantes devem entrar em contato com a BNB pelas redes sociais ou pelo e-mail bnb@cultura.df.gov.br.
“Receber as crianças nas bibliotecas é extremamente importante para mostrar que são locais lúdicos, de prazer, de leitura. É muito comum que as pessoas conheçam as bibliotecas apenas quando vão para a universidade ou começam a estudar para concurso. Mas, na verdade, as bibliotecas são espaços para todos, principalmente para as crianças, que um dia serão nossos novos leitores”, destaca a diretora da BNB e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, Marmenha Rosário.
No final de junho, a Secec assinou um Acordo de Cooperação Federativo (ACF-SNBP) junto ao Ministério da Cultura para formalizar o credenciamento do sistema do DF ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Com duração de 30 anos, a parceria tem o objetivo de aprimorar a assistência às políticas públicas desenvolvidas nos equipamentos públicos. Dessa forma, o acervo, a gestão e o atendimento dos espaços estarão cada vez melhores para atender a população.
Os endereços e contatos das bibliotecas públicas do DF estão disponíveis no site da Secec. (Rede de Bibliotecas Públicas DF )
Veja a programação completa de férias na BNB
Fonte Agência Brasília