A ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul, vai ficar interditada durante parte da tarde deste sábado (13) para prova de carga após reparos d...
A ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul, vai ficar interditada durante parte da tarde deste sábado (13) para prova de carga após reparos dos últimos meses. O fluxo vai ser parcialmente obstruído entre 15h e 16h e totalmente fechado até as 17h.
O trabalho vai contar com apoio do Departamento de Trânsito (Detran), que vai levar viaturas para ajudar a controlar o fluxo de veículos.
As obras de reforço iniciaram em março. Essas intervenções visam implementar novos cabos de protensão em paralelo aos já existentes, um esforço preventivo para garantir a longevidade e segurança da estrutura de 48 anos.
A decisão de adicionar novos cabos foi tomada após a constatação da perda de protensão natural ao longo da vida útil da ponte, fenômeno comum em construções desse tipo. A ação, que não resulta de rupturas ou falhas críticas, faz parte da manutenção regular da ponte.
A protensão utiliza o posicionamento de cabos de aço dentro da estrutura. Esses cabos são tracionados, dentro do limite elástico, por meio de macacos hidráulicos até atingir a força que foi determinada em projeto. Por fim, são travados em ancoragens. Quando são soltos, eles tendem a voltar para o seu estado relaxado. Desse modo, eles aplicam tensões internas na peça de concreto.
Com informações da Novacap