Segundo um professor de história japonês, Yasuke era realmente um samurai
Yasuke é um personagem que já apareceu em diversas obras (jogos e animes) nos últimos anos e agora será um dos protagonistas em Assassin...
Yasuke é um personagem que já apareceu em diversas obras (jogos e animes) nos últimos anos e agora será um dos protagonistas em Assassin's Creed Shadows da Ubisoft.
Desde que Assassin's Creed Shadows foi revelado oficialmente, deu inicio para essa polêmica envolvendo Yasuke, que é um samurai negro, e muitos questionam se ele realmente existiu ou se foi um samurai.
Para Yu Hirayama, que é um professor, historiador e autor, decidiu se manifestar por meio de suas redes sociais e esclarecer que Yasuke era um samurai e realmente tinha tal status.
"Parece que o assunto em questão é sobre Yasuké, um negro que serviu Oda Nobunaga. Embora as fontes sobre ele sejam bastante escassas, é indiscutível que ele ocupava o status de "samurai" sob Nobunaga."
"Independentemente da origem de sua classe social, se o senhor o promovia ao status de "samurai", isso era possível na sociedade medieval (período Sengoku). Por que podemos afirmar isso? Porque, 1. ele recebeu "fundos" de Nobunaga, 2. recebeu uma mansão, 3. foi concedida uma espada a ele, como indicado nas fontes."
"Receber "fundos" e servir diretamente Nobunaga significa que ele cumpria os requisitos essenciais de "contrato de mestre e servo" e "promessa de sustento". Além disso, o fato de ter sido autorizado a usar uma espada é importante, pois ele usava duas espadas, o que significa que ele não era um serviçal (pessoas de baixa posição não tinham permissão para portar espadas)."
"E, se ele recebeu uma mansão, não há dúvidas quanto ao seu status. Embora ele possa ter sido um escravo quando Nobunaga o adquiriu dos missionários, ele se tornou um "samurai" por vontade de Nobunaga, conforme os pontos 1 a 3."
"A razão pela qual ele não foi morto durante o incidente de Honnoji e não foi considerado um "animal" ou "não-japonês" pelos seguidores de Akechi é apenas porque Akechi não o reconheceu como um "samurai" (provavelmente devido a preconceito). Para a época, promover alguém de status inferior a "samurai" era algo relativamente comum. Afinal, temos o exemplo de Hideyoshi, que é um caso notável disso."
O professor de história japonês apresentou três pontos importantes para provar que Yasuke era realmente um samurai, sem contar que ele portava duas espadas.