NASA/JHUAPL/SwRI O telescópio James Webb , da NASA , trouxe grandes novidades sobre Caronte, a lua de Plutão . O instrumento detectou d...
O telescópio James Webb, da NASA, trouxe grandes novidades sobre Caronte, a lua de Plutão. O instrumento detectou dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio na superfície do corpo celeste.
A descoberta desses compostos pode levar os cientistas a entender como e quando corpos gelados do Sistema Solar foram formados. As informações ajudam o time do Southwest Research Institute (SwRI) a preencher algumas lacunas deixadas pelas pesquisas anteriores, feitas desde a descoberta da Caronte, em 1978.
“Nossa pesquisa revela que a superfície da Caronte preserva evidências de sua formação através da presença de dióxido de carbono, assim como sinais do processo de irradiação, indicados pela presença de peróxido de hidrogênio. Essas descobertas expandem o inventário composicional conhecido da Caronte, o que inclui água congelada, espécies portadoras de amônia e materiais orgânicos responsáveis por sua coloração cinza e vermelha”, explicou Silvia Protopapa, líder da equipe de pesquisadores do SwRI.