Mulheres do Paranoá são capacitadas para trabalhar em canteiros de obras - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Mulheres do Paranoá são capacitadas para trabalhar em canteiros de obras

  As mulheres têm conquistado espaço no setor da construção civil e estão cada vez mais presentes no canteiro de obras do Distrito Federal, ...

 As mulheres têm conquistado espaço no setor da construção civil e estão cada vez mais presentes no canteiro de obras do Distrito Federal, literalmente “colocando a mão na massa”. Na última década, a participação feminina neste ambiente cresceu 52,3%, alcançando a marca atual de 17,1% do total de trabalhadores do setor, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). A Secretaria de Justiça e Cidadania do (Sejus-DF), em parceria com o Sinduscon e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), realizou o curso Rejunte é com Elas para as moradoras do Paranoá.

Ao longo do curso, as participantes aprenderam sobre os tipos de rejuntes existentes e suas funções, além de receber dicas de como realizar o preparo e a aplicação desses materiais na obra. Nesta segunda-feira (11), elas receberam os certificados durante cerimônia no Núcleo Direito Delas do Paranoá. Na próxima quarta-feira (13) será a vez das alunas do Recanto das Emas.

Ao longo do curso, as participantes aprenderam sobre os tipos de rejuntes existentes e suas funções, além de receber dicas de como realizar o preparo e a aplicação desses materiais na obra | Fotos: Jhotanan Vieira/Sejus

Desempregada há um ano, Irene Alves, 58 anos, mãe de dois filhos, destacou a importância deste aprendizado na virada na vida profissional. “Neste período, enfrentei muita dificuldade. Mas, o curso me deu um horizonte e me tirou da depressão. Agora, sei que estou preparada e confiante para uma transformação na minha vida”, celebrou.

Azilene Lopes: “Quando vi essa ação não pensei duas vezes e vi a minha grande chance de ter espaço em outra área de trabalho”

Irene foi uma das participantes a concluir a primeira edição do curso de rejunte. Quem também comemorou a oportunidade de uma nova trajetória profissional foi a assistente de enfermagem Azilene Lopes, 45 anos. “Quando vi essa ação não pensei duas vezes e vi a minha grande chance de ter espaço em outra área de trabalho”, destacou.

“O Rejunte é com Elas é mais uma ação da Sejus para incentivar o desenvolvimento econômico feminino e promover a equidade de gênero em todas as áreas de atuação”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. Também, em parceria com o Sinduscon, Marcela tem visitado alguns canteiros de obras para conversar com trabalhadores civis sobre ações de prevenção e combate à violência contra mulheres.

Marcela Passamani tem visitado canteiros de obras para conversar sobre o combate à violência contra a mulher

Direito Delas

O Rejunte é Com Elas é uma iniciativa dentro do programa Direito Delas, programa criado pela Sejus para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa. O programa oferece atendimento social, psicológico e jurídico em dez núcleos: Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Estrutural.

Desde novembro de 2023, quando foi criado, o programa já amparou 1.258 vítimas diretas e indiretas de violência doméstica e familiar em 4.780 atendimentos.

Com informações da Sejus-DF