Na manhã desta quinta-feira (21), a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) foi palco do Seminário de Encerramento ...
Na manhã desta quinta-feira (21), a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) foi palco do Seminário de Encerramento do Curso Alfaletrando, que reuniu educadores para celebrar o percurso formativo de 2024. O curso contemplou a formação de 3.200 professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, que participaram do programa alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CMCA).
O Seminário destacou a relevância do programa na consolidação de políticas públicas voltadas à alfabetização, conforme ressaltou a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Iêdes Braga. “O Alfaletrando é um programa de muita importância para nós, pois concretiza um alinhamento essencial a uma política pública que tem como foco alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental”, explicou Iêdes.
Entre os pilares do Alfaletrando, a formação continuada se destaca como eixo estruturante. “A formação é um elemento muito necessário para que essa política se consolide. Por isso, nossos professores, que hoje estão apresentando os resultados do trabalho realizado em 2024, são verdadeiros exemplos da excelência desse eixo na SEEDF”, destacou a subsecretária.
Formação de professores
O Seminário de Encerramento do Curso Alfaletrando representou um momento especial para a Educação Básica do Distrito Federal, conforme destacou Linair Ferreira, diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape). “Essa é uma linha muito importante, com a apresentação dos trabalhos realizados no curso Alfaletrando, uma política distrital que se consolida por meio da formação de professores”, ressaltou.
O evento celebrou o trabalho desenvolvido ao longo do ano, marcado pelo compromisso com a alfabetização dentro das metas previstas pelo Ministério da Educação (MEC). “Com a apresentação desses trabalhos, culminamos uma etapa essencial para o cumprimento do Compromisso Nacional com a Alfabetização”, afirmou Linair. A diretora também reconheceu o esforço coletivo das equipes envolvidas. “Nossos professores, que atendem as regionais, realizam um esforço contínuo para garantir o sucesso dessa formação”, destacou.
Compromisso Nacional
A Coordenadora-Geral de Alfabetização do MEC, Mônica de Souza, destacou o papel estratégico do programa Alfaletrando no contexto do CMCA. “Venho reconhecer todo o esforço da SEEDF e o apoio dedicado a esse processo tão significativo, que garante às crianças o direito de serem alfabetizadas na idade certa”, afirmou. Segundo ela, a proposta do MEC visa orquestrar políticas de alfabetização que respeitem as especificidades de cada território.