(Divulgação) Jogar é muito bom, e fica melhor ainda quando o título em si reúne informações importantes, especialmente para o público jovem....
Jogar é muito bom, e fica melhor ainda quando o título em si reúne informações importantes, especialmente para o público jovem. Pensando nisso, o projeto EconoArte, desenvolvido pela agência Muda Cultural, lançou o RealFest, jogo disponível na plataforma Fortnite.
A ideia do game é fazer com que jovens interessados no mercado de produção cultural desenvolvam um festival de música na periferia. O jogo é gratuito, com classificação indicativa de 10 anos, e está disponível para PC e smartphones (iOS e Android).
Um festival para chamar de seu
O RealFest foi produzido pela Salve Games, empresa dedicada ao desenvolvimento de jogos com impacto social, em colaboração com a Muda Cultural, em apenas seis meses. O título utiliza a Unreal Engine 5, versão mais recente do Unreal Engine desenvolvida pela Epic Games, e a UEFN - um aplicativo para PC que possibilita a criação, desenvolvimento e publicação de jogos e experiências diretamente no Fortnite.
Unindo tudo isso, a ideia é que o título estimule o jogador a criar um festival de música para chamar de seu, por meio de três personagens principais. Ao longo da jornada, é necessário, para produzir o evento, resolver pontos que são importantes no mundo real como orçamentos, programação e divulgação. Assim, quem está com o controle na mão aprende mais sobre o mercado cultural e de finanças enquanto se diverte.
Para acessar o RealFest, baixe o Fortnite gratuitamente no seu dispositivo, crie uma conta na Epic Games e acesse o Modo Criativo. Use o código 4085-2996-4598 para entrar no RealFest e comece a construir seu próprio festival.
EconoArte e Muda Cultural: inspirando vidas
E tudo isso só é possível pela existência do EconoArte, um projeto inédito da Muda Cultural, com o objetivo de realizar ações formativas e qualificação para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, cerca de 160 jovens de São Paulo e Belo Horizonte, com idade a partir dos 14 anos, são atendidos pelo projeto e têm contato com os universos da produção cultural e gestão financeira.
O curso consiste em 18 encontros de duas horas por turma, além de formação de quatro horas para educadores em cada localidade. Entre as temáticas abordadas estão: contexto cultural brasileiro, curadoria de eventos, pré e pós-produção, comunicação, gestão e fontes de financiamento, contribuindo com conhecimentos para quem busca trilhar um caminho profissional na área.
Com coordenação pedagógica de Romulo Avelar e Erick Krulikowski, agentes de destaque no mercado com ampla trajetória em gestão de projetos culturais e gestão financeira, o EconoArte utiliza os espaços do Instituto Anchieta Grajaú, em São Paulo, e da Escola Estadual Walt Disney, no bairro Casa Branca, em Belo Horizonte, e busca fortalecer também o desenvolvimento econômico das regiões impactadas, promovendo o enriquecimento cultural e a inclusão social por meio da cultura.
O projeto EconoArte, que deu vida ao jogo, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Banco PAN e apoio da Cerâmica Atlas, realização da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal - União e Reconstrução. Clique neste link para saber mais.
Fonte Jovem Nerd