Programas desenvolvidos no estado incluem esterilização, microchipagem, atendimento veterinário e resgate de animais vítimas de maus-tratos ...
Programas desenvolvidos no estado incluem esterilização, microchipagem, atendimento veterinário e resgate de animais vítimas de maus-tratos
As ações desenvolvidas pelo Governo de Minas relacionados à fauna doméstica, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estão proporcionando benefícios a animais domésticos em centenas de municípios de Minas Gerais. Em 2024, diversas ações de esterilização e microchipagem de cães e gatos, saúde básica e resgate de animais vítimas de maus-tratos foram desenvolvidas em todo o estado.
O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos visa controlar a superpopulação de cães e gatos em Minas Gerais, promovendo saúde pública e bem-estar animal. Realizado por meio de convênios e termos de fomento com municípios e organizações, o programa oferece castrações gratuitas para animais da população de baixa renda, animais em situação de vulnerabilidade e animais tutelados por ONGs e protetores. De janeiro a novembro de 2024, foram realizadas em diversas regiões de Minas Gerais 42.876 castrações com 181 municípios beneficiados, conforme tabela abaixo.
“Os atendimentos têm apresentado grande crescimento desde 2019, quando o trabalho teve início”, observa a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho. No total, já foram realizadas 227.931 castrações de cães e gatos.
Clique aqui e conheça os municípios atendidos pelo Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos em 2024.
Programa Estadual de Microchipagem Conheça Seu Amigo
O programa Conheça seu Amigo tem o objetivo de identificar, no mínimo, 10% da população de cães e gatos em Minas Gerais, por meio da microchipagem de animais de rua e da população de baixa renda, bem como animais sob tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários. Os municípios participantes devem, em contrapartida, realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações no banco de dados.
Foram microchipados e identificados no Sistema Estadual de Identificação de Animais domésticos 119.111 cães e gatos, de janeiro a outubro de 2024. Desde o lançamento do sistema de identificação, em maio de 2022, já foram microchipados e identificados mais de 191 mil cães e gatos em todo o estado.
Veja o quadro comparativo desde 2022:
Programa Estadual de Saúde Básica Animal
O Programa Estadual de Saúde Básica Animal oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos, priorizando famílias de baixa renda. Os serviços incluem consultas, vacinação, controle de zoonoses e orientações sobre guarda responsável, promovendo a saúde animal e pública. De janeiro a novembro de 2024, foram realizados 19.438 atendimentos em diversas regiões de Minas Gerais, totalizando 72 municípios.
Programa Estadual de Resgate Animal
Em 2024, nove municípios, dos 12 selecionados pelo edital 03/2023, efetuaram a aquisição dos veículos especialmente adaptados para o resgate de animais vítimas de maus-tratos e abandono. São eles: Turmalina, Nova Serrana, Limeira do Oeste, Guimarânia, Dores do Indaiá, Novo Oriente de Minas, Passatempo, Pompéu e Itamarandiba.
“A proteção da fauna doméstica é uma competência atribuída à Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Minas, a partir de 2019, e atua como suporte aos municípios nas ações de proteção e bem-estar dos animais domésticos”, explica o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco. Segundo ele, a crescente população de cães e gatos de rua em todo o mundo aponta para a necessidade de o poder Executivo avançar nesse assunto por questões ambientais e de saúde pública.
Fonte Agência Minas Gerais