Projeto promove melhorias na pecuária leiteira de Ibertioga, no Campo das Vertentes - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Projeto promove melhorias na pecuária leiteira de Ibertioga, no Campo das Vertentes

Emater / Divulgação download da imagem    ícone de compartilhamento O projeto Ibertioga + Leite tem se mostrado um fator de transformação n...

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O projeto Ibertioga + Leite tem se mostrado um fator de transformação na vida de produtores de leite do município de Ibertioga, no Campo das Vertentes. Lançado em 2023 pelo escritório local da Emater-MG e a prefeitura, o projeto promoveu palestras, com o objetivo de fornecer informações e técnicas essenciais para o aprimoramento da pecuária leiteira. Desde o início, foram realizados dez encontros que auxiliaram 30 pecuaristas inseridos no projeto.

A extensionista da Emater-MG, Sabrina Lina, explica que as palestras são trabalhadas para priorizar o conhecimento do produtor. “Temos abordado assuntos que são vividos pelo produtor no dia a dia, com uma linguagem simples de forma que eles entendam e possam utilizar desse conhecimento na propriedade”. O projeto permite, também, que os participantes compartilhem suas experiências.

Mais Leite

Os pecuaristas reconhecem a relevância do trabalho da empresa. Hélio Rodrigues, produtor de leite há 13 anos, ressalta que “a Emater ajuda muito e que as palestras abrangem temas essenciais”.

A produtora Crislaine Aparecida Afonso, casada e mãe de cinco filhos, falou sobre a mudança que sua família obteve com o projeto. “Começamos a tirar leite com muita dificuldade, mas paramos pelo não fechamento das contas. Decidimos voltar, mas com apoio, afinal sabíamos que sozinhos não chegaríamos a lugar nenhum. Foi através da ajuda da Emater e da prefeitura que tivemos o aprendizado para seguir em frente”.

Crislaine e seu marido, Renato Fagundes, participam das palestras do Ibertioga + Leite desde abril de 2024. Com o projeto, o casal conseguiu alavancar sua produção de leite, saindo de uma média de 15,5 litros, em abril, para 25 litros em outubro. “O projeto fez toda a diferença na nossa vida, pois trouxe dignidade para nós que somos pequenos produtores”, disse Crislaine.

O Ibertioga + Leite promoveu mudanças significativas na vida dos produtores, com assistência técnica especializada. “A expectativa é que o Ibertioga + Leite continue no ano de 2025”, afirma Sabrina.

Fonte Agência Minas Gerais