Recuperação de travessia de águas pluviais beneficia moradores do Núcleo Rural Cavas, em São Sebastião - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Recuperação de travessia de águas pluviais beneficia moradores do Núcleo Rural Cavas, em São Sebastião

Após as fortes chuvas dos últimos dias, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi acionada para resolver um problema ...

Após as fortes chuvas dos últimos dias, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi acionada para resolver um problema na travessia de águas pluviais ao lado do Rio São Bartolomeu, no Núcleo Rural Cavas, em São Sebastião. O objetivo foi garantir a segurança e a trafegabilidade dos usuários da via, para evitar futuros problemas relacionados a alagamentos e para assegurar a integridade da infraestrutura local.

Além da reinstalação de oito galerias, foram acrescentadas quatro dessas estruturas, para alargar e tornar mais segura a via | Foto: Divulgação/Novacap

O trânsito ficou parcialmente liberado, para permitir uma mínima passagem para pequenos veículos. Nesta semana, a circulação de veículos foi totalmente liberada, embora a obra continue com a concretagem nos encabeçamentos da galeria.

“De imediato foi o retorno do trânsito no local, visto que, após o incidente, a Novacap normalizou o fluxo, mesmo com a obra realizada em dias de chuva, tornando a pista que antes tinha quatro metros agora com oito metros de largura,” afirmou o técnico responsável pela obra, Paulo Giovani.

Segurança

As oito galerias de 2 metros de altura foram reinstaladas, e mais quatro galerias foram acrescentadas, para alargar a via e torná-la mais segura. Os materiais utilizados na obra incluem 12 aduelas (peças arqueadas utilizadas na construção de estruturas curvas, como arcos e abóbadas, ou para travessias de pequenos córregos) retangulares de 2.000 mm, 64 caminhões de material adensável de granulometria grossa, 30 barras de ferro de 5.0,5 m³ de areia, 3 m³ de brita e 50 sacos de cimento.

De acordo com o técnico, a obra inclui diversas medidas preventivas para futuras chuvas, seguindo as normas de construção vigentes. “A tubulação foi substituída de 1.000 mm para 2.000 mm, para aumentar a capacidade da galeria e evitando novos transbordamentos”, afirma.

Também foram instalados encabeçamentos em concreto armado, além de placas indicando a velocidade no local e defensas metálicas, que garantem a segurança dos usuários. “Estamos comprometidos em melhorar não apenas a estrutura do local, mas a segurança para todos os moradores”, afirma Fernando Leite, presidente da Novacap.

Com informações da Novacap