O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) inicia em janeiro a coleta de dados do 2º Censo Distrital da População em ...
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) inicia em janeiro a coleta de dados do 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua. A pesquisa percorre o DF para mapear o perfil e as necessidades das pessoas em situação de rua. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF).
O levantamento utiliza um questionário estruturado para coletar dados essenciais que servirão de base para elaborar e implementar políticas públicas.
Entre as informações levantadas estão dados sociodemográficos, como sexo de nascimento, orientação sexual, raça/cor, data de nascimento ou idade, tempo em situação de rua, presença de crianças sob sua responsabilidade, histórico de residência no DF, nacionalidade e situação migratória, vínculo com moradia fixa, além de benefícios governamentais recebidos.
A primeira edição da pesquisa foi realizada em 2022. A realização periódica, a cada dois anos, do Censo Distrital da População em Situação de Rua foi instituída pelo Decreto nº 45.474, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em fevereiro de 2024.
Com informações do IPEDF